Você sabia que mesmo que você não tenha visto de trabalho (“papéis”) aqui na França, você não é ilegal? Ilegal é quem cometeu algum delito punido por lei.Uma pessoa sem papel é indocumentada no país em que ela vive e NÃO ILEGAL. Para o Brasil, você é cidadão brasileiro ou cidadã brasileira e é legal, independente de sua situação na França.
O nosso Consulado tem o dever de proteger todos os brasileiros e brasileiras vivendo aqui. Por isso, você deve declarar ao Consulado a sua presença (residência) aqui por meio da matrícula consular. A matrícula consular é gratuita e pode ser feita até pelo correio. Basta preencher e assinar o formulário que está na página Internet do Consulado (www.consulat-bresil.org – informações consulares – matrícula consular) e anexar duas fotos de identidade (3,5 x 4,5) e a fotocópia de um de seus documentos brasileiros, além de um envelope auto-endereçado e com selo para você receber a carteira de matrícula consular.
Você sabia que a matrícula consular vai permitir que você vote, em maio deste ano, em alguém para representar você no Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE)? Os 16 representantes que forem eleitos vão defender, junto ao Governo Federal, em Brasília, os interesses das comunidades brasileiras vivendo em diferentes partes do mundo. Isso é, portanto, muito importante.
Você sabia que neste ano haverá também eleições para Presidente da República? Iremos escolher, nas urnas, o sucessor do Presidente Lula. As eleições serão em outubro e, para votar em Paris, você deve, antes, fazer a transferência de seu domicílio eleitoral. Se você ainda não fez isso, vá ao Consulado com a documentação necessária (www.consulat-bresil.org – informações consulares – título eleitoral). Atenção, pois o prazo para cadastramento eleitoral é até 5 de maio. Não perca o prazo e se credencie para votar ! Agindo assim, você manterá os seus laços com o Brasil e estará defendendo seus direitos, mesmo vivendo fora do território nacional.